sexta-feira, 27 de abril de 2012

Stop Motion

Você já assistiu A fuga das Galinhas? E a Noiva Cadáver? Sabe qual a técnica utilizada para fazer estas animações? Você gostaria de fazer uma animação parecida com estas?

O Stop Motion é uma técnica de animação, traduzida livremente como movimento parado, exige para sua realização uma máquina fotográfica e um computador para a produção do vídeo. Podem ser utilizados vários recursos para serem fotografados, o mais comum, usado até mesmo em muitas longa metragens é a massa de modelar (no caso cinematográfico,uma massa especial com maior durabilidade).
São necessárias cerca de 24 a 30  fotos (frames)  para cada segundo de filme, e as fotos devem ser tiradas levando em consideração posicionamento da câmera, luz e movimentos sutis dos personagens para que ao final da edição haja a real impressão de ação dos personagens e cenários.
Acessando a página Stop Motion você terá acesso a um tutorial que vai te mostrar passo a passo como fazer uma animação digital, além de um material explicando certinho o que é o Stop Motion e algumas dicas de fotografia. Acesse, dê um clique e....Ação!!!

Editor de Imagens


Trabalhar com fotografias tiradas pelos próprios alunos ajuda a tornar este momento ainda mais atrativo e fazer com que os alunos sintam-se mais próximos deste contexto. Este é o caso do trabalho com Jornal Extra-Extra!, a produção de animações  digitais, entre outros. Assim, na página Editor de Imagens, apresentamos a opção do software Photoscape no qual existe a possibilidade de trabalhar com a imagem no sentido de diminuí-la em relação a sua dimensão, “peso”, alterá-la no que diz respeito as suas cores, inserir textos, molduras, entre outras possibilidades que serão, oportunamente, adequadas ao trabalho com esta imagem relacionada à atividade desenvolvida. Conheça o software e aproveite as suas possibilidades para enriquecer ainda mais seu trabalho!

Softwares e Sites


O professor e o educador precisam realizar escolhas e aplicar softwares adequados à faixa etária com a qual trabalham, ampliando possibilidades de utilização com propostas desafiadoras às crianças. O contato frequente com o computador e a intervenção do adulto amplia as possibilidades de utilização dos recursos oferecidos pelo equipamento, pois permite que a criança aprenda sobre os cuidados que se deve ter com o uso, avance em seus conhecimentos sobre leitura e escrita, até tornar-se autônoma para interagir por iniciativa própria, descobrindo novos usos.
O uso do computador deve possibilitar à criança conhecer a nova linguagem utilizada com a tecnologia, manejar o computador, acessar os softwares, brincar com jogos, desenhar, realizar tentativas de escrita e outras possibilidades construídas no decorrer do uso, planejadas e avaliadas pelo professor e educador, e isso será proporcionado, entre outras formas, a partir do uso de softwares indicados para tais fins.
Na página Softwares e Sites, você encontrará dicas de softwares gratuitos com seus respectivos links para download, além de um tutorial esclarecendo os passos para acesso ao Portal Planeta Sesi.

Software de autoria



Os softwares de autoria desenvolvem a criatividade dos alunos e também dos professores, que ora são autores de suas atividades e propostas. Com este trabalho há a possibilidade de trabalhar tanto com a questão de apresentação de informações quanto com a própria possibilidade de construção de conhecimento. A grande vantagem destes softwares é o fato de não ser necessário ter o conhecimento prévio de alguma linguagem de programação.
Assim, na página Software de autoria, você encontrará um tutorial sobre o JCLIC, um software que proporcionará a elaboração de atividades relativas ao conteúdo trabalhado. Aproveite sua criatividade e bom trabalho!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Google Docs / Drive

O Google Docs ou Google Drive, são ambientes disponibilizados na internet para que possamos arquivar e compartilhar documentos, ou seja, além de servir como um 'pen drive' on line, também é o local ideal para criar documentos de texto, apresentações ou planilhas de forma colaborativa, bastando para isto, compartilhar com aqueles que irão auxiliar na criação com acréscimo ou edição das informações já postadas. Acesse  a página Google Docs/Drive
e conheça este recurso que certamente irá facilitar seu trabalho.

Linguagem Logo

A Linguagem Logo foi desenvolvida pelo sul-africano Seymour Papert e se caracteriza como uma linguagem de programação que possibilita a criança dar instruções ao computador para que ele execute as ações determinadas por ela. O objetivo de Papert ao criar a Logo é oportunizar as crianças a aprender com prazer a programar e assim potencializar a aprendizagem (PAPERT, 1997; SOUZA, 2007). Segundo Papert (1997, p. 8), a educação tem o papel de “criar os contextos adequados para que as aprendizagens possam se desenvolver de modo natural”. O que se pretende com a linguagem Logo é oportunizar um ambiente problematizador e criativo. Daí a importância de se propor desafios significativos, relacionados a temas relevantes ao aprendizado dos estudantes, para que os mesmos busquem soluções inovadoras e as representem por meio da Logo. Por meio dessa metodologia, pretende-se propiciar um ambiente em que o conhecimento não é passado para as crianças, mas sim, ao interagir com esse ambiente, “as crianças podem aprender construindo” (PAPERT, 1997, p. 104). Na página Linguagem Logo, você encontrará materiais com os passos iniciais do trabalho com este software.

Tecnologia em vídeo

Muitas vezes precisamos de filmes que façam referência ao uso das tecnologias digitais em nosso trabalho, seja para motivação, compreensão ou análise de alguns recursos. Assim, na página Tecnologia em vídeo, apresentamos como sugestão, uma lista de vídeos, filmes e documentários que poderão auxiliar como fontes de pesquisa e referência.

Comunidade Escola


A sociedade tem assistido a um acelerado desenvolvimento tecnológico que transformou diversas áreas das quais fazem parte todo o contexto sócio cultural. Aos poucos, os efeitos das novas tecnologias tornou também, a literatura, diferente no que diz respeito ao seu acesso e também forma de compreensão.
O espaço onde oferta-se a Literatura hoje, não está mais restrito a uma sala com vários livros, revistas e periódicos, hoje temos a leitura ‘virtual’ presente não apenas nos ambientes pedagógicos, mas também em outros ambientes com diferentes caraterísticas, nos quais há a predominância de recursos tecnológicos por meio dos quais há este acesso. Assim , na página Comunidade Escola, você poderá encontrar  alguns conceitos sobre tais características acima citadas.

Blog


O blog é uma ferramenta de edição e de publicação que veio revolucionar a difusão de informação e a comunicação. O papel pedagógico dos blogs é, hoje, tema de investigação, sendo o blog usado em diferentes contextos de aprendizagem e de formação. 
A criação e dinamização de um blog com intuitos educacionais pode, e deve ser um pretexto para o desenvolvimento de múltiplas competências. O desenvolvimento de competências associadas à pesquisa e seleção de informação, à produção de texto escrito, ao domínio de diversos serviços e ferramentas da web são algumas das mais importantes questões associadas a muitos projetos de criação de blogs em contextos escolares. (Gomes, 2005)
Na página Blog você encontrará tutoriais que ajudarão a criar e manter um Blog. Bom trabalho!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Lousa Digital

Nas unidades que possuem turmas do 6º ao 9º ano, há a Lousa Digital, um excelente recurso que pode ser utilizado para aprimorar ainda mais suas aulas.
Na página Lousa Digital, você encontra um tutorial sobre as ferramentas deste recurso, além da indicação de atividades no site da Promethean. Aproveite este recurso, seus alunos vão gostar muito!

Movie Maker

Quem é que não gosta de assistir um bom vídeo? Com uma pipoquinha então...
E porque não aproveitar um programa bem simples e que está à nossa disposição no Windows?
Na página Movie Maker, você encontrará um material para criar vídeos usando efeitos e transição de imagem para tornar a produção ainda mais rica. E sabe o que é melhor? Os alunos também podem produzir seus vídeos e pode ter certeza que eles vão adorar!
Nesta página você ainda vai encontrar um link com um pacote de efeitos para aprimorar seu Windows Movie Maker 2.6 e a forma de instalação.

Educação Física

Educação Física no laboratório de Informática? Pois é, e aqui você encontra na página Educação Física indicação de sites para pesquisa e até mesmo de atividades que os alunos podem realizar. Acesse e conheça!

Língua Portuguesa

Na página Língua Portuguesa, você encontrará algumas sugestões de sites e softwares que poderá usar em suas aulas, possibilitando aos alunos, entre outros, o contato com as novas regras da reforma ortográfica. Ao acessar e clicar sobre os links, será redirecionado para os sites. Bom trabalho!

Vídeos

Às vezes precisamos de alguns vídeos que mostrem situações específicas sobre algum conteúdo, situação de sala de aula ou até mesmo um vídeo que sirva como estímulo para aquela reunião  ou momento especial junto com professores ou pais.
Na página vídeos, você encontrará algumas sugestões! Aproveite!!