A Linguagem Logo foi desenvolvida pelo sul-africano Seymour Papert e se caracteriza como uma linguagem de programação que possibilita a criança dar instruções ao computador para que ele execute as ações determinadas por ela. O objetivo de Papert ao criar a Logo é oportunizar as crianças a aprender com prazer a programar e assim potencializar a aprendizagem (PAPERT, 1997; SOUZA, 2007).
Segundo Papert (1997, p. 8), a educação tem o papel de “criar os contextos adequados para que as aprendizagens possam se desenvolver de modo natural”. O que se pretende com a linguagem Logo é oportunizar um ambiente problematizador e criativo. Daí a importância de se propor desafios significativos, relacionados a temas relevantes ao aprendizado dos estudantes, para que os mesmos busquem soluções inovadoras e as representem por meio da Logo.
Por meio dessa metodologia, pretende-se propiciar um ambiente em que o conhecimento não é passado para as crianças, mas sim, ao interagir com esse ambiente, “as crianças podem aprender construindo” (PAPERT, 1997, p. 104).
Na página Linguagem Logo, você encontrará materiais com os passos iniciais do trabalho com este software.
Nenhum comentário:
Postar um comentário